Recentemente, eu estava conversando com a minha noiva sobre a área da saúde. Nossa conversa começou no Covid-19, e rendeu reflexões sobre concorrência – há cada vez mais médicos entrando no mercado de trabalho; sobre os planos de saúde e a diminuição do valor pago por consulta e também sobre como o poder de compra da classe médica tem diminuído ao longo dos anos.

A cada dia que passa, fica mais clara a necessidade de melhorar a sua visibilidade e conquistar mais pacientes. Isso vale para médicos, empresas e também para outros profissionais liberais.
Uma das formas de se fazer isso é através da internet. Como essa é a área que eu trabalho, fiz um plano e coloquei em prática pra ajudar minha noiva.
Abaixo, listo algumas ações que fizemos e acredito que possa te ajudar a começar a criar presença digital ou melhorar a que você já tem.
O que você encontrará nesse artigo

Quando você clica em um desses pinos, abre um perfil com mais informações sobre o lugar. Esse perfil é o Google Meu Negócio.
Ele funciona como uma ficha cadastral de uma empresa. Se for um restaurante, por exemplo, você tem fotos de pratos, horário de funcionamento, avaliações e muito mais.
Esse perfil pode ser gerado automaticamente pelo Google ou pode ser feito através de um cadastro do Google Meu Negócio.
Se você é médico(a), ter um perfil no GMV é o jeito mais fácil e barato (é grátis) de aumentar sua visibilidade online. Você pode ter um perfil pessoal e também um do seu consultório ou clínica.
Você pode criar o seu através do site do Google Meu Negócio. É bem simples.
Se quiser ir além, aqui no blog tem um vídeo completo sobre como criar o seu perfil do Google Meu Negócio.
Sugestão sobre o que colocar no seu cadastro:
- Foto pessoal ou logo
- Versão resumida da formação e experiência
- Convênios que atende
- Endereço da clínica atualizado
- Telefone atualizado
- Whatsapp de atendimento (se houver)
- Depoimentos. Capricha na consulta e pede pros pacientes te avaliarem.
- Link pro site (se houver)
Primeiro, as primeiras coisas: o que é preciso ter no site de um médico(a):
- Nome, idade, formação e experiência resumida;
- Endereço do consultório ou clínica que atende;
- Planos de saúde aceitos;
- Telefone para marcar uma consulta;
- Especialidade e casos atendidos;
- Whatsapp de contato
Perceba que é bem parecido que a lista que fiz no primeiro tópico. É isso mesmo. Seu site e o Google Meu Negócio terão informações parecidas. Não tem problema.

Veja que apenas uma médica (Dra. Karine) apareceu nos resultados pagos (anúncios). Isso não quer dizer que não tenha mais gente anunciando, mas já é um indício de oportunidade.
Você pode criar uma conta no Google Ads e começar a anunciar a qualquer momento. Se quiser ir além, o próprio Google oferece cursos gratuitos sobre como anunciar, basta estudar na plataforma do Google Skillshop.
Agora, se você fizer uma conta rápida e ver quanto custa a sua hora trabalhada, vai perceber que é melhor contratar um gestor de tráfego pra fazer seus anúncios.
Nesse caso, eu recomendo um cara bom. Ou seja, eu. Basta entrar em contato que começaremos em breve.
Chega de jabá, vamos ao próximo ponto.
- Papel timbrado
- Logo
- ID Visual
- Consultório arrumado
- Cartão de visitas virtual (talvez o cartão físico ajude também)